Como andar de metrô sem pagar mico

O metrô de Berlim não tem catraca. Nem guichê, balcão, nada. Você chega na estação, o metrô pára e você entra. Lembro da surpresa de uma amiga aqui: “isso um dia vai acabar! Eles vão ter que mudar o sistema. Eles devem ter prejuízo.” Não, “eles”, a BVG, a companhia de transporte de Berlim, lucram bastante.

O metrô de Berlim não tem catraca, mas não é de graça, é até caro. Você compra o ticket em uma máquina e entra. Os berlinenses compram o seu bilhete mensal e não, não andam de graça. Andar de graça é coisa de gente desavisada ou de … turista!

Não é só pela honestidade que você tem que comprar o bilhete (à venda em máquinas amarelas em todas as estações). Mas porque existe o “homem do controle”.

O temido homem do controle é um funcionario da BVG que anda à paisana em dupla. Ele é mais temido em Berlim que a loira do banheiro, com a diferença de que, ao contrário da loira, ele existe.

Do nada, eles tiram uma maquininha do bolso e checam quem tem ticket ou não. Se você não tiver, ele vai te tirar do trem e te fazer pagar uma multa de 60 euros. Diz a lenda que quem for pego mais de 4 vezes sem pagar  pode ser ser preso.

Mesmo sendo turista, por favor, cheque bem o seu bilhete antes de entrar no trem para não ser pego (alem de tudo é um vexame horroroso, sei porque já fui pega).

Você precisa:

1- Carimbar o bilhete em uma máquina que fica ao lado da máquina amarela

Eu já fui pega uma vez porque esqueci de carimbar. Não adianta explicar que esqueceu. Eles não tem dó.

2- Escolher o tipo de bilhete

O normal (A-B) custa 2.70 e vale por duas horas.  Você pode fazer todo um trajeto que pode incluir não só o metro, mas trem (Sbham), ônibus , tram (monotrilho).  Mas não dá para ir e voltar com o mesmo bilhete, ok? Quando você carimba está escrito onde você comprou e o horário. O melhor para turistas é o Tagesticket, o tiket do dia, que custa 7 euros e vai te permitir fazer quantas viagensquiser sem se preocupar em coletar moedas (tem essa ainda, algumas das máquinas só aceitam moedas e não, o cartão de credito não é aceito. Nem tente

Com a tagesticket na mão, você pode se jogar em uma das experiências mais legais de Berlim. Sim, o metrô é tão famoso que já inspirou até uma música do REM (“Uberlin”), Na musica, o narrador diz: “ei, você, pegue o metrô, depois de duas paradas, mude de estação. Ei, não se esqueça. A mudança pode te salvar”.

Ei, você, pegue o ubhan! E não se esqueça. Carimbar o ticket pode salvar a sua vida.

 

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s