Fim de semana no parque: Tempelhofer e Treptower Park

trep2.jpgÉ engraçado morar em Berlim. A gente acaba se acostumando com coisas muito loucas. Agora mesmo fui visitar uma amiga e na porta do prédio dela tinha um cara com uma tatuagem na cara que era estilo uma maquiagem de palhaço. A gente começa a achar isso normal e  a banalizar até as coisas mais maravilhosas, como um parque que fica num aeroporto que era usado pelo Hitler, a vista de um parque de diversões que foi desativado depois da queda do muro. Aqui, dois desses parques-lugares-loucos-surreais de Berlim. Muito além do circuito óbvio do Tiegarten (o maior e mais famoso parque de Berlim, que também é lindo, mas que, bem, não tem um parque de diversão abandonado ou uma pista de pouso de verdade onde você pode andar, eu disse, andar!).

Treptower Park

treptower-park.jpg

Fica na beira do Spree (o rio que corta Berlim, o nosso Senna, o nosso Tietê, só que limpo). É localizado no antigo leste da cidade. Em frente a ele existe o Memorial do Soldado Russo, um monumento imponente, de arquitetura fascista, construído para homenagear os soltados russos que lutaram contra Hitler e morreram na guerra.

O Treptower é enorme e se você for andando sempre reto margeando o rio vai parar em Planterwalde e dar de cara com uma das atrações misteriosas de Berlim, o Spree Park, um parque de diversões que foi desativado depois da queda do muro por falta de visitas. Fechado por uma grade, e cercado por um bosque , virou cult, locação de fotos e de clipes. Tem quem diga que ele é mal assombrado. Não sei. Mas o parque abandonado no meio do nada dá sim uma imagem de filme de terror.

É possível fazer visitas guiadas ao Spree Park nos fins de semana por 15 euros. Mas ainda acho que o  legal mesmo é ficar olhando pela grade. Tem gente que pula essa grade (não recomendamos de jeito nenhum, já que existem vários cartazes alertando para “cão bravo”). Outras atraçoes do Treptow: pedalinho, cisnes e um maravilhoso e inacreditável avião hidroplanador vermelho. Tinha que ser vermelho.

Onde fica: Treptow, Sbhan Treptower Park

Tempelhofer Park

temper.jpg

Não existe coisa igual no mundo. É simplesmente um aeroporto urbano que foi transformado em parque. Então, é assim: você corre, anda de bicicleta, faz esportes e tudo  mais o que você quiser em uma pista de aeroporto de verdade!!!!!! Há também hortas comunitárias e galerias de arte ao céu aberto.

A sensação de olhar céu no Tempelhof com aquela amplidão é muito louca (uma vez eu fiquei até tonta). É como se você estivesse em planetário da realidade. E fica ainda mais louco quando você pensa que o prédio do aeroporto foi contruído por Hitler a toque de caixa para ser usado como principal aeroporto de Berlim na sua era. Foi o aeroporto da Guerra. Depois, foi usado para suprir o lado ocidental da cidade de suprimentos (o muro fazia com que a parte capitalista da cidade fosse quase uma ilha urbana, sem acesso direto a trens ou estradas).

O Tempelhof existiu até pouco tempo como aeroporto de verdade ( só foi desativado em 2008) e foi transformado em parque no meio da cidade. Em 2010, um plebiscito decidiu que o Tempelholf seria para sempre um parque e não viraria um condomínio. Só esse parque já é um motivo para amar Berlim. E os berlineses, claro, afinal, eles  votaram sim.  ❤

Como chegar: Sbhan Tempelhof Feld 

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s