Por que Berlim restringiu o Airbnb

airbnb

Desde o verão desse ano, os donos de apartamentos em Berlim são proibidos por lei de alugar suas propriedades inteiras para o Airbnb e outras plataformas do estilo. Eles podem alugar um quarto. E só. Quem aluga toda a residência pode ter que pagar uma multa de 100 mil euros. As autoridades de Berlim passaram a fiscalizar os prédios e a pedir que os moradores denunciem os vizinhos que ainda alugam.

Por quê?

O Airbnb virou tema acalorado de debate porque a cidade começou a atrair turistas de um jeito absurdo nos anos 2000. Como resultado: os aluguéis subiram muito e o número de apartamentos para alugar diminuiu drasticamente (tente alugar um apartamento para morar em Berlim e você vai ver que a briga é de foice).

“O mercado de aluguel de casas em Berlim é muito apertado. É necessário garantir que todos os apartamentos disponiveis para locações sejam alugados para moradores”, disse Martin Pallgen, relações públicas do Senado da cidade  ao “Loucos por Berlim”.

Segundo ele. alguns proprietários ficaram chateados com a lei, mas vão ter que se acostumar. O autor da lei foi mais radical e disse aos jornais na época. “Os turistas não têm do que reclamar. Temos ótimos hotéis na cidade.”

Dá para entender a mágoa dos donos de apartamento. O preço do aluguel de um apartamento de dois quartos em Berlim é de basicamente entre 800 e 1000 euros por mês. Pelo Airbnb, o proprietário podia alugar por 200 euros por dia e receber 6 mil euros. E quem mora na cidade? Fica como?

Os estudantes Alsino Skowronnek e Jonas Prnow, depois de tentarem alugar apartamento e não conseguirem, fizeram o projeto “Berlim x Airbnb”, que lista o número de apartamentos que eram alugados pela plataforma em 2014 e descobriram que investidores internacionais compravam apartamentos (centenas) só para alugar para o Airbnb.

“O que nós decidimos mostrar com esse projeto é que mais e mais pessoas usam o Airbnb como uma plataforma para fazer dinheiro. A ideia original deles era que se hospedassem pessoas por uma ou duas noites, mas não é o que está acontecendo”, dizem.

Eles descobriram também que o problema era maior nos bairros mais descolados, como Friedrishain, Kreuzberg.e Neulkon.

Se é possivel alugar um apartamento pelo Airbnb inteiro em Berlim ainda hoje? É. Mas vai ser ilegal. Uma amiga alugou e a proprietária implorou para ela que dissesse que era “sua prima” se algum vizinho perguntasse.

A opção é sua. E em Berlim, a discussão continua.

1 comentário Adicione o seu

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s