Viajar para Berlim é perigoso?

 

Berlim é seguro? Bem, como diria a Jô na época do 02 Neurônio: “no futuro todos vão sofrer.” Ou como diria a mana Karina Buhr, berlinense de alma: “a pessoa morre.” Mas sim, partindo do fato de que viver é perigoso, Berlim é uma cidade super segura. Digo isso porque depois do atentado de segunda-feira, que deixou 12 mortos e cerca de 50 feridos em um mercado de Natal, já me perguntaram do Brasil se é uma boa vir para Berlim. E também já me falaram que estão com medo.

De longe as coisas são mais assustadoras. E digo: as grandes cidades do Brasil são tão mais perigosas que Berlim que uma pessoa de São Paulo ter medo de vir para cá chega a ser quase engraçado. Mas eu entendo: a gente tem medo do terror diferente, daquele com que a gente não está habituado. Normal.

Mas eu digo. Não estou com medo algum. A cidade está em clima de normalidade. E o medo de terrorismo, na verdade, sempre existiu de leve. Mas de leve mesmo.

Berlim é uma cidade tranquila dentro do possível e a polícia costuma ser supereficiente (e não, não é assassina, eles são até educados, o que pode ser chocante para um brasileiro). E fora que aqui seguro morreu de velho. Qualquer bolsa deixada em uma estação é motivo para que o lugar seja evacuado, o ano todo.

Em 2010 assisti a uma complicada operação de explosão de uma mala por um esquadrão especial da polícia. Fecharam um quarteirão inteiro porque um turista esqueceu uma bagagem na porta de um hostel.

Mas se são tão bons, como?

Mas como esse ataque aconteceu? Eu não sei! Mas sei que os Mercados de Natal sempre foram visados como possíveis alvos.

Sábado antes do ataque estive no mercado da Alexanderplatz. Tinha tanta gente e tanta polícia que senti um clima ruim, pensei em ataque terrorista e fui embora. Isso passa pela cabeça quando você está em uma multidão? Depende. Te impede de fazer as coisas? Não. Se eu estou com medo? Nenhum. E também não conheço quem esteja.

A Alemanha virou um lugar perigoso depois que abriu a porta para receber refugiados ano passado? Não! O mundo é perigoso. Ponto. Perigoso é o preconceito que deve crescer ainda mais.

Outra pergunta que ouço bastante: Berlim é cheia de nazis? Não!!! Sim, existe o Pegida (o grupo organizado fascista) mas eles ficam mais no leste, em Dresden (onde foi criado e eu não iria para lá agora para ser honesta, metade por raiva, metade por medo).

Mas não, Berlim não é lotada de nazis. Tem mais fascista solto no Brasil de hoje, onde as pessoas vão para a rua pedir a volta dos militares, do que aqui.

Então, se quer vir para Berlim, venha! Turistas também são bem vindos. :=)

1 comentário Adicione o seu

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s