Berlim vai ter mais ciclovias e vias expressas para bike!

bikeNão é apenas tudo que é ruim que piora. Algumas vezes (raras) o que já era bom melhora. Berlim já é um paraíso para nós, ciclistas (nunca pensei que fosse escrever essa frase). A cidade é plana, são mais de 600 quilômetros de ciclovia e cerca de 700 bicicletas por 1000 habitante.

Tá bom, né?

Sim. Mas vai melhorar. Muito. Um novo pacote de leis que defende os direitos dos ciclistas e incentiva o uso de bicicleta foi decidido essa semana entre ativistas e o governo e deve ser aprovado e colocado em prática ainda esse ano.

O que isso significa?

Que os governantes de Berlim vão ter que construir mais 100 quilômetros de ciclovia até 2025. As vias de acesso  ao centro da cidade (as authobans urbanas, similares com vias como a Marginal Tietê ) vão ganhar vias expressas para bikes com 2 metros de largura)

A expectativa é que até 2025 o número de ciclistas aumente 30%! Outro compromisso é o de aumentar a proteção aos ciclistas com as medidas e zerar o número de mortes em acidentes de bicicleta.

A legistação das bikes é uma vitória dos ativistas dos direitos dos ciclistas. Um abaixo assinado pedindo a nova lei teve mais de 100 mil assinaturas.

Como isso foi possível?

Um pacote de leis só para bicicletas é um pedido dos ciclistas há anos e foi atendido agora no momento em que o governo de Berlim é formado por uma aliança entre os partidos SPD, Die Linke e Grune (chamada de vermelho-vermelho-verde). Nessa história, o Secretário de Transportes é do Partido Verde e entusiasta dos direitos dos ciclistas.

Mas não pensem que não tem gente reclamando. Claro que tem! Os maníacos do carro estão chiando e os jornais sensacionalistas estão reclamando nas primeiras páginas.

Mas parece que não tem volta. Por enquanto, pelo menos em Berlim, a bicicleta venceu.

Vem para Berlim? Marque  visitas guiadas exclusivas!

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s