Você sabe que você está morando há muito tempo em Berlim quando…

Não raspo a perna faz quatro meses. Tenho ódio quando o trem atrasa dois minutos, não acho nem um pouco estranho ver um homem fazendo xixi na escada do metro de manhã e tremo quando ouço a palavra gentrificação. Por que? Bem, porque tó morando há muito tempo em Berlim. Veja se você também. Ou leia para saber o que Berlim faz com as pessoas….

berlin_und_co_poka_august_2012

Você pensa em fazer um piercing no nariz, coisa que nunca tinha passado pela sua cabeça. Aconteceu comigo semana passada, no trem.

Você ficar super nervosa quando aparece escrito no letreiro do Tram ou do SBhan que os trens estão operando irregulares e que por isso você vai ter que esperar 5 minutos. “Um tempão, Que saco!”

bvg

Você passa a falar mal da BVG, a companhia de transporte que você amava quando chegou. “Só uma chuvinha e o Sbhan já para. Absurdo! Esses incompetentes!”

Você tem ódio quando vai comprar o bilhete de metrô e na sua frente tem um grupo de turistas que não sabe mexer na máquina. Você não os ajuda. Apenas os olha bufando e deixa claro que os odeia.

berlin-metro-ticket-machine

– Quando a primavera chega você começa a falar: “eles chegaram! Eles chegaram. Vão acabar com o meu bairro” quando os primeiros grupos de turistas aparecem fotografando a cidade na alta temporada.

moneycantbuy

Se alguém atravessa ou para na ciclovia no lugar errado, você, do alto da sua bike, buzina e olha com cara de ódio para a pessoa e de novo pensa: “esses turistas vão acabar com a minha cidade!”

Você passa mais de dois meses sem sair do seu bairro. E quando sai, acha que foi até o outro lado do mundo e ainda conta para as pessoas como vantagem: “gente, semana passada eu fui até Prenzlauerberg!”

– Você não se assusta ao ver um homem fazendo xixi no meio da escada do metrô nove da manhã. Você até sorri com orgulho e alívio e pensa: “só em Berlim”.

– Você consegue odiar um prédio como se ele fossse uma pessoa inimiga quando um edificio novo é construído no seu bairro. O mesmo vale para cafés fofos e barbearias hipsters. Ao invés de ficar feliz porque abriu mais um café no seu bairro, você pensa: “meu deus, que odio, a gentrificação!”

berlim

Você já pensou em explodir o prédio Mercedes Benz Arena na beira do Spree. Tem um ataque quando lê que o Google vai construir um escritório em Kreuzberg e pensa: “mas mano, como eles podem!” (só de escrever esse item já sinto as mãos tremendo de raiva).

mercedes-benz-arena-berlin

– Você só raspa a perna uma vez por ano, praticamente não usa mais maquiagem e não lembra mais da ultima vez em que usou salto alto.

Você não magoa mais quando alguém grita com você na rua. E nem quando é mal tratada no banco ou no correio.

 Você checa mais de uma vez por semana a sua caixa de correio, porque uma coisa em que alemão ainda acredita é na carta).

Nunca mais volta em um café ou bar se um expresso duplo custar mais que 2.50 e ainda avisa todos os seus amigos para nunca mais ir naquele café de hipsters desgraçados

Você odeia: hipsters, yuppies e pessoas que vieram de Stutgart ou de Munique porque, claro, eles são uns yuppies desgraçados. Claro que é preconceito. Mas…

Você odeia com mais força. E ama com mais força também. E quase chora de emoção toda vez que vê escrito em um colchão* ou parede: S0ZI36. E você sabe o que SOzi36* significa, claro, ne?

sozi26.jpg

*Existem muitos colchões na rua aqui, nos bairros alternativos, minha amiga Annix me disse que é para fazer barricada!!!

*SOZI36: 36 é o código postal de uma área de Kreuzberg, uma das mais legais. Sozi é a abreviação para socialismo. Então, o significado é algo como: república 36, sociedade 36. Não é lindo? #alouca

E atenção: por mais que eu fale que a gente tem medo de turistas (sou apenas sincera), eu também já fui uma, inclusive trabalho com isso. Mas basta que você seja um turista educado, como escrevi aqui.

Vem para Berlim? Marque  visitas guiadas exclusivas!

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Erika disse:

    É vc esta fazendo o quê em Berlim? Saiu do Brasil porque?

    Curtir

    1. Maria disse:

      Ser guia de turista obvious.

      Curtir

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s