Pontos turísticos em Berlim: os imperdíveis e as roubadas

Berlim está lotada de turistas. É verão (apesar dele só durar alguns dias). Uma das perguntas que mais ouço é: o que é imperdível? Resposta difícil. Para mim imperdível é sentar em um café.  Mas, dentro do circuito clássico de turismo, tem, sim, muita coisa legal e imperdível. E tem também coisa roubada. Para facilitar a vida, fiz  uma lista dos passeios turísticos que valem e dos que não valem (eu testei). E claro, é o que eu acho. Não a verdade absoluta.

Vale a pena sim!

Alexanderplatz

Alexanderplatz

Vá. E volte. E e ande por ali como se não houvesse amanhã. Construída para ser o símbolo super moderno da DDR (a Alemanha comunita), a praça é cheia de atrações que, de tão esquisitas, ficam lindas. Tudo foi planejado para ser futurista. Mas hoje parece um futuro meio “Os Jetsons”. Mas o letreiro na estação é lindo, o relógio que mostra a hora no mundo, o chafariz, a torre. É um lindo não lindo. Mas lindo. Entendem?

Fazer um passeio de barco no Spree

barco

Existem vários passeios de barco pelo Spree (o principal rio de Berlim) e os canais da cidade. Os barcos são enormes e têm lugar para sentar a ar livre. Berlim vista do Rio é linda. E dá para fazer tour histórico de dentro do barco. Ainda tem cerveja, Coca e cachorro quente. É tudo. Os passeios variam entre duas e três horas e meia e os preços entre 20 e 30 euros. Mas super vale.

Ilha dos Museus

ilha dos museus

Só de chegar e ver o Berliner Dom, ainda mais perto do rio, já emociona. A “ilha”, inaugurada em 1830, reúne, além da Catedral, 5 museus. Entre eles estão os mais imperdíveis, o Pergamon (que está fechado para obras) e o Neues Museum (onde fica a Nefertite. A ilha é patrimônio cultural da Unesco e a arquitetura é tão linda que, realmente, não faz sentido vir a Berlim e não passar por lá

Não vale

Subir na Torre de Televisão

torredentro

A torre da Alexanderplatz é um dos monumentos mais importantes da antiga DDR (a Alemanha comunista) e fica na Alexanderplatz ( que vale, leia abaixo). Ela tem 368 metros de altura e foi construida no fim dos anos 60. A ideia era que pudesse ser vista do outro lado do muro, como uma prova de poder). A torre é cafona e linda ao mesmo tempo e tem um café e um restaurante em cima. Agora, subir na torre, inform: não vale a pena. É super caro (15 euros!) só por um passeio de elevador! Dá tontura. E, bem, lá em cima, não dá para ver muita coisa. Você pode até ir. Mas, sinceramente, não precisa.

Check Point Charlie

Falsche Soldaten am Checkpoint Charlie

Por mais que eu fale que não vale a pena, você vai querer ir, então, tudo bem, eu até te levo. Mas o famoso portão de entrada no setor Americano (era uma das principais vias de acesso entre o leste e o oeste) parece uma atração sem graça da Disney. Na verdade é uma portaria que tem sempre um soldado fantasiado para que as pessoas tirem foto com ele (não tô zoando), milhares de turistas, e fila para tudo. Tem lugares muito mais legais para ver muro, como o Memorial do Muro e a East Side Gallery.

Subir no Siegessaule, o anjo do filme do Wim Wenders

anjo

Uma das piores experiências da minha vida (#alouca). A estátua é linda. E se você ama Asas do Desejo, o filme do Win Wenders, você quer porque quer chegar perto da asa onde o anjo do filme sentava. Bem, a escada é em caracol, nunca acaba, dá claustrofobia e, o que é pior, estando no meio, não dá para voltar porque fica tão cheio que engarrafa! Traumatizante! Melhor ver de fora mesmo.

Vem pra Berlim! Fale comigo, tours e passeios excvlusivos e dicas sobre a cidade! Atenção para os tours especiais de verão

 

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Marcos disse:

    eu adoro subir nessas Torres , Nina. Subi na de Toronto agora . Gostei sim da de Berlin. So detestei depois ver um filme catastrofe com a Torre, rs

    Curtir

  2. Thainá disse:

    Eu estive há duas semanas no Monumento da batalha das nações(Leipzig) e chega a uma certa altura que não tem como ir de elevador e muita gente sobe a pé. As escadas são em forma de caracóis e bem apertadas. Eu achei que fosse passar mal. Kkkkk tinha um monte de gente na minha frente e atrás também,ou seja, pensar em voltar não seria mais possível.

    Curtir

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s