Berlim passa a banir outdoors sexistas

Outdoors gigantes de mulheres de biquíni para vender cerveja ou o que seja ? Não em Berlim. O governo da cidade (desde o ano passado formado por coalisão de esquerda entre os partidos Verde, Die Linke e SPD) decidiu em acordo que os espaços públicos que abrigam outdoor não devem exibir imagens de corpos de mulheres para “exibição”, “objetificadas” e “sexistas”. E agora começa a aplicar a lei também para espaços privados.

O “banimento” já começa a funcionar. A proibição de uma propaganda em Charlotenbourg, tradicional bairro da Berlim ocidental, tem causado polémica. Mas o banimento não começou agora.

Explico. Berlim é dividido por distritos com prefeitos eleitos que tem uma certa autonomia. Em Kreuzberg-Friedrischain, administrado há anos pelo liberal partido Verde, os anúncios sexistas s estão sob vigilância desde 2014. De lá para cá, cerca de 30 outdoors já foram banidos.

O que muda agora? O governo se prepara para investigar também outdoors que ficam em propriedades privadas. Uma comissão para estudá-los foi montada e, segundo um dos membros, imagens de “mulheres vulneráveis, histéricas e parecendo idiotas” não serão toleradas.

Ah, se tem gente reclamando? Imagina, claro! O CDU (partido cristão da Merkel) diz que o estado não pode interferir na liberdade do mercado. O FDP (Partido Democrata Liberal) diz que a lei fere a liberdade de expressão. Aquele mesmo argumento que a gente ouve no Brasil o tempo todo quando o assunto é racismo e sexismo… vocês sabem como é.

Mas o governo não parece nem um pouco interessado a voltar atrás. Ainda bem. Viva!

Vem pra Berlim! Fale comigo, tours e passeios excvlusivos e dicas sobre a cidade! Atenção para os tours especiais de verão

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s