O que esperar do G20 em Hamburgo? Caos!

 

g20

 

“Welcome to hell”. O cartaz que te convida para ir ao inferno está espalhado por Berlim há meses. O convite é para ir para Hamburgo nesse fim de semana, onde acontece o G20 (com Trump, Putin, Temer e outros “líderes” mundiais) e bloquear, sabotar, colocar a cidade abaixo. A presença de Donald Trump (é a primeira vez que ele faz uma visita oficial ao país) é a gasolina que faltava pro caldeirão explodir.

Há cerca de seis meses os manifestantes de esquerda se preparam para o encontro fazendo festas para coletar dinheiro para a divulgação das manifestações, médicos socorristas e advogados. Do outro lado, a polícia vai colocar 20 mil policiais na cidade, com tanques de jogar água (eles já foram usados na quinta-feira contra manifestantes que estão acampados na cidade), polícia montada etc.

De Berlim, saem vários ônibus para o encontro e os hospitais de Hamburgo avisam que vão operar em regime de emergência, com mais médicos. A polícia está tão “preparada” que alugou galpões na cidade que serão transformados em prisões temporárias. Medo.

Será só imaginação? Será só exagero? Bem, a expectativa é que 8 mil black blocs compareçam na maior manifestação, a “Welcome to hell”, no sábado, que deve ter no mínimo 100 mil pessoas. Repito: 20 mil policiais e 8 mil black blocs. Já pensou?

Vale lembrar que Hamburgo é uma cidade com uma fortissima tradição de esquerda e anarquista (foi lá que surgiram os Black Bloc). Difícil entender porque foram marcar o G20 logo em Hamburgo, que além da cena própria, fica a cerca de duas horas e meia de Berlim, ou seja, é perto. E onde vocês acham que os ativistas de esquerda radical vão passar o fim de semana?

Enquanto escrevo, ouço som de helicóptero (coisa raríssima em Berlim) mas imagino o motivo. Três squats que pertencem à tal cena de esquerda autonoma (anti-fascista) ficam a alguns quarteirões da minha casa. Os helicópteros devem estar dando buscas por lá, tentando achar suspeitos mesmo antes que eles façam alguma coisa.

Sim, gente, é gerra. Se você gosta de confusão e tem coragem, vá correndo. Se você é como eu e só de ouvir as palavras multidão e violência juntos se assusta, ah, a gente assiste por links ao vivo na segurança de nossos lares.

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s