Loucos por Berlim responde: 10 dúvidas de turistas!

  

berlim basico turistas capa.jpgOutro dia vi na comunidade  “Brasileiros em Berlim” várias pessoas  com viagem preparada para Berlim fazendo um monte de pergunta. “Onde fico?” “Onde é legal?”. Bem, eu ouço isso o tempo todo. E como esse ano o verão está chuvoso, resolvi aproveitar o tempo para respondê-las.  Abaixo, eu te digo o que levar na mala e aviso que sim, ser barrado em clube é uma coisa que acontece etc. Ah,  contina, claro. E se tiver dúvida, escreva que tento juntar e pulicar aqui no Loucos Por Berlim responde!

1-É verdade que o tempo em Berlim é louco? Que roupa devo levar?

Sim. O tempo é louco. A unica certeza que temos aqui é que o inverno sempre chega. Por isso, se você vem entre maio e setembro, traga na mala casaco, capa de chuva e também camiseta porque pode, sim, fazer sol. Entre junho e agosto pode até fazer muito calor e rola trazer biquni para nadar. Entre novembro e março, bem, força nos casacos, meias, cachecois, gorro.. Como eu conto aqui. 

2-Em que bairro eu devo ficar?

Depende. O que você quer fazer? Quem é você? Entenda melhor sobre os bairros aqui. Mas basicamente, em qualquer lugar perto de uma estação de metrô (que aqui chama Ubhan) você estará a salvo. O metrô funciona super bem e não é complicado de entender. Se você ficar perto de uma grande estação de metro ou Sbhan (trem urbano), você está feito.Exemplos, Alexanderplatz, Zoo, Warschauerstrasse.

3-Quais são os lugares onde “eu tenho que ir”?

Ninguém tem que nada, minha gente! Mas assim, eu acho que se você vem a Berlim é bacana pelo menos o ir na Alexanderplatz, ver o Spree, a Ilha dos Museus. Também acho que vale ver um pouquinho de grafite que seja.

4- Berlim Ocidental? Oriental? Como assim? Onde é mais legal?

Teilung Berlins in West/Ost

Calma. Essa é fácil. Desde que o muro caiu, a parte da Berlim oriental é a que mais mudou e se desenvolveu. Milhares de artistas mudaram para o Mitte, milhares de familias mudaram para Prenzlauerberg (isso no início dos anos 2000) e, com isso, os aluguéis nessas partes da cidade ficaram muito caros (J) Mas não foi só isso, nessas áreas abriram mais clubes, bares, galerias etc etc. Mas os dois são legais. Meu amor no ocidente chama Kreuzberg (é um bairro).

5- Onde é o centro?

Depende. Berlim tem dois centros. O do leste (Alexanderplatz) e o do Ocidente (Kuddam). Então, na real, a gente não usa a palavra centro por aqui. Mas tá, talvez, e só talvez, o centro hoje seja o Mitte.

6- O aeroporto é longe? É perto do centro?

tegel.jpg

Depende. E essa pergunta é complicada. Aeroporto é uma coisa confuse em Berlim, já que temos 3: o Tegel, que fica a cerca de 30 minutos da Alexanderplatz de ônibus, o Shonefeld (que é mais o para vôos locais e você pode sair/chegar super fácil de trem. O terceiro é o Brandemburgo, que é um aeroporto imaginário (leia aqui). Era para ele ter sido inaugurado em 2010. Mas ainda aguardamos e pelo jeito, ele não ficará pronto nunca. Parece que ele vai ser longe. Mas gente, ele nem existe, calma.

7- Ai meu deus, não falo alemão, e agora?

Se você fala ingles, tudo vai dar certo. Muita gent fala e, nos dias de hoje, inclusive, muita gente mora em Berlim sem falar alemão (não, não estou falando de mim, eu pelo menos tento.) 

8- Ouvi falar muito em um clube chamado Berghain, mas dizem que lá a gente é barrado. Como não ser barrado?

berghain.jpeg

Todo mundo pode ser barrado no Berghain. Sim, você pode ficar duas horas na fila e o cara olhar para a sua cara e falar: “não”.E não é só o Berghain que faz isso. Muitos clubes de Berlim barram sem dó. Eu nunca fui barrada, inclusive porque não vou. Mas ok, fui 3 vezes no Bergnhain e nunca fui barrada, pelo contrario, o cara ainda disse para quem estivesse comigo entrar. Minha teoria é de que isso aconteceu porque eu não queria entrar e o porteiro sentiu essa energia blasé. Então, faça cara de quem está puto da vida porque está esperando duas horas em uma fila. Vai que funciona. Mas não garanto, mesmo.

9- Em Berlim só tem música eletrônica?

Não!Não!  Berlim tem essa fama desde a Love Parade,nos anos 90. Lembram? Mas gente, o Bowie já morou aqui, lembram. E Berlim foi, e ainda é, uma cidade com muita música (e balada) punk!

10- Quanto eu vou gastar por dia?

Depende. Berlim AINDA (bate na madeira) é uma cidade barata (apesar de encarecer a cada ano). Ainda dá, sim, para almoçar pagando 10 euros (com bebida e café). O bilhete de metro dia dia custa 7 euros. Cada museu cerca de 10 euros. Então, realmente? Depende do quanto você tem e o quanto você pode (quer gastar). Tem gente que vem para cá e pega taxi para todo lado (acho uma bobagem, inclusive porque o metro é legal). Mas enfim. Cada um, cada um.

Vem para Berlim, visitas guiadas exclusivas comigo, veja aqui!

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s