Contra nazismo, Berlim tem manifestações e aplicativo anti-nazi

 

berlin-gegen-nazis

Praticamente todas as segundas feiras do ano, ativistas anti-nazi vão as ruas em Berlim. Motivo: por tradição, esse é o dia de manifestação do Pegida ( grupo de extrema direita radical). Com antescedência, os antifascistas da cidade descobrem o mapa da manifestação fascista e o divulgam nas centenas de sites anti-nazis da Alemanha e até por um App: “Gegen-nazi”, que mostra um mapa da cidade com atualização das rotas das manifestações fascistas que devem ser “bloqueadas”

images_039berlin_gegen_nazis app

Os antifascistas e simpatizantes em Berlim tem como objetivo impedir que a extrema direita se manifeste. As “gegen” (contra manifestações) são tradição e em geral reunem cerca de 10 vezes mais pessoas que as manifestações de direita que vão bloquear.

Funciona assim. Pela lei, todos têm direito à manifestação (inclusive o partido nacionalista que finge ser de cidadão do bem AFD, os membros do partido Nazi NSU e os fanáticos nacionalistas do Pegida.

Os manifestantes “gegen” vão para as ruas basicamente para tentar impedir que eles se manifestem, As armas? Grito, initimidação e deixar bem claro que o nazismo não será aceito. Em geral, o que acontece, a polícia “protege” os manifestantes de extrema direita, que ficam separados dos anti-nazis por um cordão policial enquanto os outros gritam palavras de ordem, como “Alerta Anti-fascista!”, “Nacionalistas no Spree (o Rio de Berlim), “Refugge are welcome here”).

Esse ano, o congresso da AFD, em abril, aconteceu em Colônia com os membros do partido de extrema direita tendo que andar sob escolta policial enquanto milhares de pessoas berravam gritos anti-nazistas para eles.

As redes antifascistas na capital do nazismo de hitler são super organizadas. Entrando nos sites, você vê que existem manifestações quase todos os dias. É um movimento que funciona o ano todo, não só em momentos “de perigo”. A Alemanha vive em estado de alerta anti-nazi. Por isso mesmo, acho que, por aqui, eles não passarão!

 

berlin-gegen-nazis

Tours para conhecer a história de Berlim de hoje e do passado! Entre em contato!

 

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s