Ciclovia mais legal do mundo liga todo o Mar Báltico

ciclovia.jpeg

 

Desde que mudei para Berlim, virei ciclista. Algo que nunca podia imaginar. Agora, acho que posso também virar esportista (algo mais impensável ainda). Isso porque  conheci a ciclovia mais bonita do mundo. Trata-se da “Baltic Sea Cycle Route”, uma via ostentação que margeia as praias do Mar Báltico. Ela é tipo um céu de brigadeiro para bikes. Toda plana, asfalto padrão FIFA cercada por campos verdes. Em outras palavras: paraíso.

Existem bancos no meio para que as pessoas sentem para descansar. Sinalização ótima. Mão dupla. Um escândalo.

A coisa fica ainda mais absurda. A ciclovia liga todo o mar báltico, o que significa que você pode ir da Alemanha para a Dinamarca de bicicleta, tudo é interligado. São mais de 8000 quilômetros que abrangem a Suécia, Finlândia, Polonia, Lituania, Russia e Alemanha. Sim, um 7 a 1.

Dá para ir para outros países só pedalando? Sim e e de boa. Nem precisa ser “esportista”. Enquanto andava de bike nessa ciclovia, perto de Dierhagen, uma praia do mar báltico (conhecido na Alemanha como Ostsee, a cerca de duas horas e meia de Berlim), na parte alemã da ciclovia (pequena, só 1000 quilômetros!:-)  via bicicletas carregadas de gente que estava viajando vários dias. Algumas levavam até bebês (coragem!). E sim, muita, muita gente mesmo com mais de 60.

IMG_3322

Passei a achar que se você ama bicicleta pode, sim, pensar seriamente em vir para a Alemanha fazer um tour internacional de bike.

Ainda mais depois de saber que a ciclovia do meu coração integra a “Eurovelo”, a ciclovia que até 2020 ligará 43 países e terá mais de 70 mil quilometros. Leu mais sobre a Eurovelo aqui. E… partiu Finlândia!

O Loucos por Berlim ainda não oferece tours de bike (digo ainda com muita seriedade porque está nos planos). Mas ofereço outros. Se vem para Berlim, olha aqui!

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s