Os melhores lugares para chorar em Berlim

em

Silêncio, ruas onde não passam ninguém, histórias de Guerra, pédios cinzas e opressivos, parques. Quer um lugar perfeito para chorar? Pois essa cidade é Berlim. Além dos lugares bonitos e melancólicos, temos aqui todos os ingredientes que fazem um lugar ser bom para chorar em público, como:

1- Muito tempo cinza. Ou neve. Você escolhe. O verão dura só um pouco. Inclusive, essa é uma das razões para quem mora aqui as vezes chorar de desespero.

2-Pessoas que não ligam se você chora na frente delas, não oferecem ajuda, não olham assustadas, nada. Você pode berrar na rua que nada vai acontecer, andar pelada etc. Choro é o básico. Só não espere lencinho.

Aproveitando que o verão acabou e que o cinza já domina, fiz uma lista de bons lugares para chorar em Berlim.

Ps. Eu não sou dona da idéia de lista de lugares para chorar. Existe lista dos melhores lugares para chorar em várias cidades. Achei que Berlim merecia uma porque, realmente, chorar em Berlim é ótimo (tá, não exatamente ótimo). Mas já chorei também muito de emoção e de amor pela cidade, simplesmente.

1- Wasserturm (A caixa d’água)

wasser tum

Também conhecido por mim, minha prima Dani e alguns amigos como o Portal do Choro. A gente não sabe o que acontece naquele lugar. Mas é só sentar em um dos bancos do jardim suspenso que fica em cima da antiga caixa d’água da cidade para que você chore. E tem uma coisa louca, é um choro bom, libertador. Eu sei que parece maluquice. Mas vá lá e sinta você mesmo. Lembro que uma vez meu amigo Felipe veio par Berlim e eu sugeri que ele fosse chorar na caixa d’água. Ele foi. Chorou horas. Também adotou como “lugar do choro”. É um jardim suspenso, gramado, lindo, com uma vista incrível. Chorar na Caixa D’água é uma experiência maravilhosa

Knaackstraße 23, 10405 Berlin

2-Judischer Friedhof (cemitério judeu)

judish cemetry

Esse cemitério é lindo, enorme, e tem uma historia foda. Foi o primeiro cemiterio judeu de Berlim, aberto no seculo 19. E, claro, vitimas do holocausto também foram enterradas lá, mas só depois que a Guerra acabou, claro. É todo cheio de grmados e árvores. E bem, é um cemitério, ne? Esse lado gótico que a gente nunca abandona. Vale muito a visita. E as lágrimas.

Schönhauser Allee 25

 

3-Georgen-Parochial-Friedhof IV

IMG_3376

 

É um cemitério pequeno, de bairro, que fica ao lado de uma igreja luterana que foi fechada e as vezes abriga festas. É pequeno, acolhedor e basicamente vazio. Um oasis no meio de uma das áreas mais baladadas de Friedrishain.

Kreutzigerstraße 18,

 

4- Karl Marx Alle

karl marx alle

É cinza, dark, os prédios são todos de arquitetura fascista. E antes chamava.. bem, Stallin Alle! Macabro! Apesar da história bizarre, a avenida é linda e você pode super se imaginar no filme “Adeus, Lennin” (muitas partes do filme foram rodadas ali). É muito larga e vazia. Então, você pode andar por horas chorando sozinha. E não vai trombar com turistas.

Vem para Berlim? Tour personalizados comigo. Saiba mais aqui!

 

 

 

 

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Maria disse:

    Viver a Berlin sem ninguem incomodar com os cabelos na virilha e sem ninguem oferecer um lencinho pra lagrimas, pois sao discretos demais pra lhe fazer notar que eles tao vendo vc chorando, mas isso tem seus precos a pagar porque na vida nao tem existe essa de free lunch. bom todo mundo nao se incomoda com nada, mas nos meus 17 anos vivendo em Toronto Canada, Toronto Canada, claro que nao somos tao liberais como Berlin, mas nos esforcamos pra chegar la, como ficar nos jardins sem blusa isso e lei aqui, e tem muitas que cortam suas gramas de topless. mas nao temos parques cheios de gente assim, ainda somos muito conservativo nesse sentido, apesar da lei, qto a ignorar as pessoas somos iguais,, mas eu sinto falta daquele bisbilhotisse brasilleira, aquele papo na parada do onibus, uns bisbolhando sobre a vida dos outros. aquilo parece uma terapia, a pessoa despacha todo a sua tristeza,r reclamcoes dos esposos, ou filhos, patrao e etc pra um desconhecido que talvez nunca mais vai ve na vida, porque como todo brasileiro e bom de confortar mesmo que seja pra saber sobre vida da pessoa, palavras de conforto, solidariedade e as vezes ate xinga o inimigo do desabafador por solidariedade, dai a pessoa sente aliviada, e confortavel, chegaando mesmo a cartase. Verdade e provado cientificamente isso.
    Depois de 17 sem essas frivolidades do Brasil chequei a conclucao que nos brasileiros somos ou fomos( coisa ta preta lpor a) uns terapeutas da vida maravilhosos.

    * Sei que as vezes exageram na bisbilhotisse, mas como disse antes, na vida tudo tem seu preco.

    Curtir

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s