O que você precisa saber sobre as eleições de domingo na Alemanha

AFD.jpeg

“Pelo amor, populismo é tão 1945!!!”

Domingo é dia de eleição federal na Alemanha. E quando falo que a Merkel vai ser eleita chanceler de novo ninguém acredita. Mas sim, ela vai ser eleita pela quarta vez. Mas como assim?

Bem, na  Alemanha não existe limite de quantas vezes um político  pode ser eleita. E as pessoas aqui em geral não gostam muito de mudanças (depois de duas guerras, muro, reunificaçao, eu até entendo). Então, a Merkel fica. Seu partido, o CDU ((Uniao Católica Democrática) está com mais de 30% dos votos. Em segundo lugar, disparado, fica, Martin Shulz, do SPD (partido social democrata). Esses dois partidos dominam a cena política alemã. Então, nenhuma novidade. Quase entediante.

Mas não tanto, infelizmente.

O medo é que a AFD (Alternative fur Deutchland), o partido fascista 2.0, consiga pela primeira vez um lugar no parlamento. Tudo indica que isso vai, sim, acontecer. Nas últimas semanas,eles têm endurecido o discurso anti-islamista. A AFD tem uma plataforma fascista: eles são anti imigrantes, anti-refugiados e defendem uma “alemanha para os alemãs”. Toda semalhança com o nazismo de Hitler não é coinscidência, apesar deles negarem, porque não são bobos. 

Travestis pela Alemanha

A propaganda nacionalista da AFD pelas ruas da Alemanha pode ser  ridícula, mas é eficiente. Eles espalharam cartazes estilo:”não queremos burkas, preferimos biquini”. No momento, eles têm 10% dos votos.

Todo o setor anti-nacionalista da Alemanha tenta barrar esse fenômeno. A foto que ilustra esse texto é do ATD (Travestis for Deutchland) um movimento LGBTQ que luta com bom humor contra os fascistas fazendo paródia da sua propaganda.

A AFD ainda pode ficar no terceiro lugar, o que seria um pavor. Mas calma. Esse lugar está super disputado. No páreo: O Link, partido de esquerda, o FDP, partido liberal super capitalist e, os Verdes.

Ah, o governo da Alemanha é o parlamentarismo de coalisão. Então, esse terceito lugar é ainda mais importante, porque indica com quem o partido da Merkel vai fazer uma coalisão para governar. Mas não, não existe risco algum da AFD fazer uma coalisão com o CDU. Eles odeiam todos, inclusive… A Merkel.

Esse site é completamente contra a AFD, que fique muito claro!

Esse site é totalmente contra a AFD, que fique claro.

1 comentário Adicione o seu

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s