Guia para o outono em Berlim

em

 

Autumn-halloween-65361_500_375

Quando eu era apenas uma turista louca por Berlim costumava falar que o outono era a minha estação preferida na cidade. Berlinenses me olhavam assustados. Eu entendo. O outono, se você não mora aqui, é lindo. Se você mora, é lindo, mas é duro, “darkésimo”. Melancólico. Todas aquelas metáforas com as folhas das árvores que caem etc não são só coisas de livro de auto-ajuda. Quando a gente mora em um lugar com estações definidas a gente vê que isso é real. A gente muda, sim, com as estações, Renato Russo. E pode não ser fácil.

As arvores vermelhas são bonitas, sim, são lindas. Tem um romantismo melancólico em pisar em folhas e brincar de existencialista? Sim. Tudo isso. E lembro de uma música do Tata Aeroplano (saudades do Tata, porque outra coisa que o outono traz é saudades dos amigos) que diz: “uma janela aberta, onde mora o outono.” O outono mora em Berlim. E é lindo. Se vier para cá, lembre de colocar essas música no telefone ou o que você use para ouvir música: “Uma janela aberta.”

O outono é lindo quando você não está condenado

a CINCO MESES de frio e escuridão. Outubro significa, para quem mora aqui, entre outras coisas que:

Em breve não poderemos mais sentar do lado de fora de bares, cafés e restaurantes.

Nunca mais usaremos shorts, vestidos, ou veremos nossos próprios pés (o nunca mais dura até março),

_No dia 30 de outubro o horário de verão acaba, o que significa que 4 da tarde, repito, QUATRO DA TARDE, já começa a escurecer. Seis da tarde é noite alta.

O outono, quando se mora em Berlim, é o prenúncio da escuridão, que nesse caro não tem nada de metafórica.

Os berlinenses sabem disso muito bem e são espertos. Por isso,  até o dia 16 de outubro, acontece em Berlim o “Festival das Luzes”. Monumentos históricos da cidade ganham luz especial. Acho que é um tipo de prêmio de consolação por causa do fim do horário de verão. Mas fazer o quê? Olhar os prédios iluminados, arrumar as roupas de inverno, mandar lavar o casaco para quando começar a fazer menos 5 e reclamar (coisa que os alemães praticamente não fazem, porque eles aceitam as estações e o tempo com um estoísmo, que, olha!!!!).

Conselhos: 1-sempre que fizer sol e ainda estiver mais de 10 graus, saia de casa! Seja turista, ou não. Conselho dois: as árvores ficam lindas na cidade toda. Alguns lugares para vê-las: todos os parques ficam lindos, mas os meus preferidos são o Treptower Pak, o Tiergarten. Com tempo e sol, vale ir até Grunewald (a floresta de Berlim, dá para ir de trem urbano).2- Se estiver vindo para Berlim esses dias, sim, traga casaco, de preferência impermeável, porque chove muito, mas ainda dá para andar de bicicleta.

E, como sempre me lembra, a pior escuridão é a intelectual e emocional. E para essa não tem nem festival de luzes que dê jeito.

 

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Ricardo Côrte Real disse:

    Muito bom Nina! Mas fiquei preocupado com minha e meu neto que vai conhecer esse outono com apenas 3 meses. Beijo, Ricardo.

    Curtir

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s